Monday, July 03, 2006

Mas O Que É O Futebol Criativo?

Vejo a esmagadora maioria dos milhares de críticos dizerem mal da Alemanha e Itália e dizerem que preferem o futebol criativo de Brasil e Portugal.

E eu: "Futebol criativo? E a Alemanha joga mal?" Os jogos de que mais gostei foram os da Alemanha. Passes certos, futebol largo, gente que sabe onde está, que corre para o sítio certo. Muitos golos e golos de encher o olho. Do Brasil vi quase nada — um ou dois toquezitos, uma boa meia hora contra o Japão. De Portugal vi um grande remate do Maniche, um grande golo contra a Holanda e os penalties do Ricardo. O jogo Portugal-Inglaterra foi dos piores jogos do mundial.

Se isto é o futebol criativo, venha mil vezes o futebol chato e mecanizado da Alemanha!

7 Comments:

Blogger S Guadalupe said...

comentava isso há pouco tempo. concordo. os jogos foram, em geral, uma caca, salvo algumas excepções, como as que mencionaste e outras.

Mas coloca os olhos na técnica dos jogadores a correrem a bola, os pés no passe, as fintas, o tipo de remates e tens as diferenças. o brasil, mesmo a jogar mal... joga "bem" e o brilho dos portugueses não se resume ao que disseste.

Detesto o sistema de jogo italiano. pior pior... só a grécia

10:23 AM  
Blogger tiago m said...

mas eu não acho que os jogos tenham sido de caca. Eu tenho visto grandes jogos. Não os vejo é nas selecções supostamente criativas. E acho irritante classificar sistematicamente as coisas (os alemães jogam feio, o Brasil joga bonito) sem se ver o que REALMENTE se está a passar no campo.

10:58 AM  
Blogger miguel p said...

acho que há mesmo uns perconceitos que guiam as análises (tipo brasil é dança e perfume, alemanha é frieza e força, itália é cinismo e retranca, portugal é sofrimento, floreado, faca e alguidar).
a criatividade mais cedo ou mais tarde tem de estar associada a resultados, senão esgota-se num inconsequente ornamento, tipo preparação pré-investida do cronaldo.
a criatividade é lida quase sempre em termos tecnico-artisticos mas ultimamente os maiores e mais consequentes avanços criativos até têm acontecido em termos tácticos e motivacionais, que ganham jogos e campeonatos, veja-se mourinho.

1:05 PM  
Blogger miguel p said...

preconceitos

1:06 PM  
Anonymous zé manel da esquina said...

o futebol e bonito e pronto. nem vale a pena discutir.
e quem acha que o alemanha italia de hoje vai ser feio, que va arranjar as unhas na hora do jogo...

12:41 AM  
Anonymous maria said...

sim, acho que está na hora de guardar os preconceitos acerca de quem é faz futebol bonito

há muito futebol para além do brasil e da argentina

ainda bem para nós ;)

6:48 AM  
Anonymous carioca de gema said...

Bonito bonito só há um, caras!
Ganhando ou não!
Mesmo sem essa Copa, somos o melhor time do mundo.
Com garrincha no passado e com Robinho no futuro não há igual.
O Brasil é a coisa mais linda.

7:23 AM  

Post a Comment

<< Home